Mais de cinco milhões de crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental estão participando, nesta terça-feira (26), da Olimpíada Mirim de Matemática, a OBMEP. O número é recorde e mostra um crescimento de 15% em relação ao ano passado.
A competição envolve quase 35 mil escolas públicas e privadas em todo o Brasil. O objetivo do governo federal é despertar, desde cedo, o gosto pela matemática de forma divertida e criativa.
Os alunos fazem provas curtas, com questões adequadas à idade, que estimulam o raciocínio lógico. Estudantes que se destacarem vão receber certificados digitais equivalentes a medalhas de ouro, prata e bronze.
Para as famílias e escolas, a olimpíada é uma oportunidade de ver as crianças ganharem mais confiança, aprenderem a lidar com desafios e descobrirem que a matemática pode ser uma aliada no dia a dia — seja para organizar uma mesada, fazer compras ou planejar o futuro.
Criada em 2022, a Olimpíada Mirim já se consolida como uma das maiores mobilizações educacionais do país, mostrando que aprender pode ser ao mesmo tempo sério e divertido.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin