A Força Aérea Brasileira lançou nesta sexta-feira, às 13 horas e 19 minutos (no horário de Brasília), o foguete VS30 V15. O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
O foguete suborbital cumpriu a trajetória prevista pelos técnicos e engenheiros da operação, com os sistemas de telemetria e resposta radar funcionando corretamente durante todo o voo. O veículo de sondagem ficou no espaço por 2 minutos e 50 segundos, sendo que a missão completa durou 5 minutos e 50 segundos.
O foguete de sondagem é 100% nacional e foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço. Ele alcança até 150 quilômetros de altitude e pode chegar até 6 mil km/h.
Esta é a primeira fase da Operação Potiguar, que, de acordo com a FAB, tem como objetivo dar maior autonomia para o Brasil em eventos de lançamento de foguetes. Na segunda fase, em 2025, serão qualificados sistemas para experimentos científicos.
O foguete carrega cargas úteis de até 330 quilos. Ele é usado para estudos em microgravidade, em áreas como fármacos, semicondutores e alimentos.
O modelo VS30 V15 é um foguete de sondagem suborbital, isso significa que mesmo atingindo altitudes que ultrapassam a atmosfera, o foguete não tem capacidade para entrar em órbita.
Desde 1997, já foram lançados 14 foguetes VS30 e 40 da família VSB-30.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.