Desde esta quinta-feira (28), a plataforma Segurança Transparente passou a divulgar os valores das transferências voluntárias aos estados e municípios que abrangem convênios, contratos de repasses e termos de compromisso firmados com recursos do Fundo Nacional de Segurança Públic a. Estão sob a gestão do FNSP mais de 660 instrumentos, que representam, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão.
O lançamento da terceira etapa da implementação da plataforma criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) é um marco para a gestão pública, visto que ela dá à população a oportunidade de acompanhar como os recursos estão sendo utilizados e, dessa forma, garantir que esses investimentos sejam aplicados de forma eficiente e responsável.
Segundo a diretora do FNSP, Camila Pintarelli. a plataforma não é apenas uma ferramenta de consulta, é um instrumento de cidadania que permite às pessoas compreenderem o impacto direto dos recursos na segurança pública de seus estados e municípios.
De acordo com ela, o objetivo do Governo Federal com a implementação da plataforma é que a população tenha clareza sobre como o dinheiro está sendo usado para a construção de um país mais seguro, com obras, equipamentos e iniciativas que realmente transformem a realidade local.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin.