Representantes de órgãos e entidades da administração pública, organizações da sociedade civil, pessoas jurídicas, instituições acadêmicas e cidadãos interessados já podem enviar propostas de ações para a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) para 2026.
A chamada pública foi aberta nessa segunda-feira (18) e segue até 31 de agosto.
Para contribuir, basta preencher o formulário eletrônico da Enccla. Para cada sugestão apresentada, deve ser preenchido um documento individual com os dados do proponente (nome, CPF ou CNPJ, contatos), título e descrição da proposta, além de justificativa, resultados esperados, atividades a serem desenvolvidas e órgãos que devem participar.
Também é necessário indicar o eixo temático, a forma de atuação (prevenção, detecção ou punição) e os objetivos estratégicos da Enccla aos quais a iniciativa se vincula.
As propostas selecionadas serão apresentadas na reunião plenária anual da Enccla de 2025, em novembro. Durante o processo de seleção, as iniciativas poderão ser aglutinadas ou ajustadas para melhor atender aos objetivos estratégicos.
Além de ações, as sugestões poderão inspirar a criação de grupos de estudos ou ser direcionadas à incubadora de novos projetos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin