Esporte promove capacitação de profissionais para atender pessoas com TEA
De 27 a 29 de janeiro, acontece em Salvador (BA) o I Encontro de Capacitação dos Coordenadores e Professores que atuam em práticas esportivas com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) nas modalidades de atletismo, capoeira, futebol e natação.
23/01/2025
|
18:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério do Esporte, em parceria com a Apae Brasil, vai realizar entre os dias 27 e 29 de janeiro, o 1º Encontro de Capacitação dos Coordenadores e Professores do programa TEAtivo, em Salvador, na Bahia. O evento tem como foco aprimorar a formação de profissionais de educação física que trabalham com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas modalidades de atletismo, capoeira, futebol e natação.

O objetivo da capacitação, de acordo com o Ministério, é qualificar ações esportivas que impactem positivamente o desenvolvimento das pessoas com autismo. Além disso, o treinamento busca conscientizar os participantes sobre temas como capacitismo, comunicação não violenta, qualidade de vida e estratégias assertivas para atender o público-alvo.

O encontro vai reunir representantes de dez núcleos do programa TEAtivo na Região Nordeste, incluindo cidades como São Luís, Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, entre outras.

O TEAtivo é uma iniciativa pública que democratiza o acesso à prática esportiva e à inclusão social de pessoas com autismo. Com atividades voltadas para jovens de 6 a 18 anos, o programa prioriza a inclusão do público feminino, garantindo que ao menos 50% dos beneficiários sejam meninas.

Atualmente, o projeto atende a Região Nordeste, mas o Ministério do Esporte pretende, posteriormente, expandir para outras regiões do país.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.