O Ministério da Saúde está ampliando ações para atender a população em situação de rua, e tem como meta criar 600 equipes da estratégia Consultório na Rua até 2026, quase o dobro das 275 existentes. O investimento faz parte do Plano Ruas Visíveis, que prevê R$ 304 milhões para fortalecer a assistência, capacitar 5 mil profissionais e desenvolver uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dessa população.
As equipes do Consultório na Rua, compostas por médicos, enfermeiros e agentes sociais, levam atendimento diretamente aos locais onde as pessoas em situação de rua se encontram, garantindo cuidado integral. A formação específica para esses profissionais e para as equipes de Saúde da Família é parte essencial da estratégia, visando atender as necessidades mais urgentes e criar vínculos de acolhimento.
Segundo o secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, foram criadas 3,8 equipes multiprofissionais que vão trabalhar com cuidados ampliados. As equipes têm o apoio dos programas Saúde da Família e do Mais Médicos.
Das Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho