O filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, deu ao Brasil um destaque inédito no Oscar. A produção foi indicada em três categorias nessa edição de 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. As indicações foram anunciadas nesta quinta-feira (23) pela Academia.
Pelas redes sociais, o presidente Lula celebrou as indicações, ressaltando o orgulho pelas nomeações em três categorias, incluindo Melhor Filme.
O Brasil atualmente possui 3.509 salas de cinema em funcionamento. Foram 121 milhões de espectadores em 2024, número que, segundo o Ministério da Cultura, supera os índices pré-pandemia.
Para fortalecer o setor, o Ministério e a Agência Nacional do Cinema, Ancine, investiram R$ 2 bilhões e 600 milhões de reais em fomento destinado a mais de 600 produtoras que, nos próximos anos, devem lançar mais de mil filmes e séries.
No ano passado, uma medida provisória também retomou a Cota de Tela, garantindo espaço obrigatório para filmes brasileiros nos cinemas. A medida também prorrogou os incentivos fiscais da Lei do Audiovisual, permitindo deduções no imposto de renda para quem investir no setor.
O filme Ainda Estou Aqui continua em cartaz nas principais salas de cinema do país.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.